Pacote de Produtos

Escrito por Mario SAM

Um pacote de produtos, ou como é conhecido no Magento: Bundle. Nada mais é do que a soma de dois ou mais produtos em um único pacote.

Ele é um produto real, porém é composto por diversos outros itens que podem ser vendidos separadamente. O exemplo mais utilizado pelo Magento é o PC, onde o computador é o produto “bundle“, e suas peças e acessórios compõem esse pacote (monitor, memória, gabinete, processador, teclado, mouse, placa mãe, etc).

E você tem total liberdade na hora de criar este pacote, podendo colocar peças obrigatórias como “processador” e outras opcionais como “monitor”. Vejamos alguns exemplos abaixo.

Um novo pacote

Para criar um produto do tipo pacote siga os mesmos passos de um produto simples, acesse:

Catálogo > Gerenciar Produtos [+ Criar Produto]

E selecione o tipo de produto: Pacote de Produtos

tipo pacote de produtos

O preenchimento dos campos iniciais são semelhantes aos de um produto simples que você já está acostumado. Apenas tenha uma atenção especial, pois alguns campos podem ser preenchidos como “fixo” ou “dinâmico” dependendo as opções selecionadas pelo cliente (preço, peso, sku).

E não se esqueça de colocar o produto como disponível na guia “Estoque“.

Produtos do Pacote

No menu à esquerda então temos como última opção “Produtos do Pacote“. E de início precisamos informar como esse pacote de produtos será entregue: junto ou separadamente.

tipo entrega pacote

Essa configuração é importante pois afeta diretamente no valor do frete. Junto significa que você vai cobrar apenas um frete para todo o pacote (ex.: 4 itens = 5 reais). Separadamente indica que cada item selecionado será um frete à parte (ex.: 4 itens = 5 reais + 5 reais + 5 reais + 5 reais, total 20 reais).

E agora vem a parte que realmente interessa para a criação do pacote. A configuração [+ Criar Opção].

criar opcao de pacote

Título Padrão – É a descrição que vai aparecer logo acima das opções de produtos para seleção. Ex.: “Quantos gigas de HD você deseja?”

Tipo InputInput é o formato do campo a ser exibido no frontend. Esse campo é importante pois define a forma (e quantidade) como seu cliente pode selecionar os produtos que deseja comprar.

Obrigatório – Indica se o item deve ser obrigatoriamente incluso no pacote, ou se o cliente tem a opção de não selecionar nenhuma das opções disponíveis.

Posição – A posição em que o input de seleções será apresentado em relação aos demais input’s. Quanto menor o número maior é a prioridade.

+ Adicionar Seleção – Ao clicar neste botão uma lista de produtos será apresentada para que você escolha quais itens farão parte da escolha no frontend.

Nota! Produtos que já são de certa forma agrupados não irão aparecer como opção. ex.: digitais, configuráveis.

filtrar produtos para pacote

Basta marcar o checkbox dos produtos que deseja incluir e depois clicar em [+ Adicionar Produtos Selecionados para Opção].

Clique em salvar e veja o resultado na sua loja. Se você não adicionar nenhum produto ao pacote, este não irá aparecer no frontend.

A visão do cliente

Quando você acessar o pacote de produtos na sua loja, vai observar o comportamento de cada configuração realizada em backend.

Tipo Input: Múltiplas Seleções – onde você pode selecionar diversos itens diferentes, mas sem alterar sua quantidade.

input multiplas selecoes

Tipo Input: Checkbox – aqui você também pode selecionar quantos itens desejar, mas sem alterar a quantidade de cada item.

input checkbox

Tipo Input: RadioButton – com radio você pode selecionar apenas um dos itens apresentados, porém com a possibilidade de incrementar sua quantidade.

input tipo radiobutton

Tipo Input: Dropdown – também conhecido como lista suspensa, onde você pode selecionar um único item, porém com a possibilidade de incrementar sua quantidade.

input tipo dropdown

Caso você queira editar os arquivos que carregam essas informações nas páginas, acesse:

app > design > frontend > base > default > template > bundle > catalog > product > view > type > bundle.phtml

Lembrando que você não deve editar arquivos em base/default, faça sempre uma cópia deles para default/default ou para seu template/tema customizado.

Ainda dentro deste diretório type você encontra o diretório bundle/option com os arquivos:

checkbox.phtml
multi.phtml
radio.phtml
select.phtml

Onde cada arquivo é responsável por um tipo de apresentação. Mas isso eu nem precisava ter dito não é!?

Dúvidas, use o fórum da Escola Magento.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.