Páginas em CMS

Escrito por Mario SAM

Depois de ler o post: CMS Magento! CM…o quê? – Muita gente ficou sabendo que o Magento não é um CMS, mas sim que o Magento possui um módulo de CMS nativo.

Esse módulo nos permite controlar páginas estáticas, pequenos blocos de conteúdo, widgets (blocos dinâmicos), e enquetes.

Neste post vamos ver com mais detalhes como funciona o gerenciamento de páginas através deste CMS interno.

Já vem pronto

Então quando instalamos o sistema e acessamos no backend o menu:

CMS > Páginas

Podemos ver que já vem instalado as seguintes páginas:

Sobre Nós
Central de Atendimento
Ativar Cookies
Página Inicial
404 Não Encontrado
Política de Privacidade

Que são páginas institucionais de um comércio eletrônico. Caso deseje editar o conteúdo dessas páginas e informações como url por exemplo, basta clicar sobre a página desejada e iniciar suas customizações.

E o que não vem pronto

O que não vem pronto a gente cria. Digamos que você queira criar a página “trabalhe conosco”, ou “conheça nossas filiais”, ou “seja um parceiro”, ou “trocas e devoluções”, etc, etc, etc.

Ainda na tela que lista as páginas do sistema, clique no botão [+ Criar] no alto da tela.

criar informaçoes da pagina cms

Essa primeira etapa, onde configuramos as “Informações da Página” é simples, porém importante.

Pois o campo “Título da Página” não vai aparecer exatamente dentro da página, e sim no cabeçalho do navegador, e no campo title das meta tags.

O campo “URL” também deve ser pensado para ser amigável, ou seja, fácil de lembrar e digitar. Também precisa ser relevante, fazer referência ao conteúdo apresentado na página. Dica! Evita usar undescore/underline, prefira traços (sinal de menos).

O campo “Visão” nem sempre será solicitado, apenas se você possui mais de uma visão de loja cadastrada. Nesse caso pode decidir se a página vai estar disponível em todas as visões ou não.

E por último o campo “Status” que indica se a página pode ser acessada pelos visitantes no frontend ou não. No caso, você pode ir editando essa página aos poucos, e liberar o acesso (habilitado) apenas quando finalizar os trabalhos.

Conteúdo meu rei

A segunda etapa da criação de uma página parece bem óbvia não é mesmo!? Conteúdo é onde a gente insere o conteúdo da página, simples assim.

Mas não aqui no blog do Mario SAM meu brother! Aqui a gente vai ao infinito e além.

criar conteudo da pagina cms

Então além de inserir/editar conteúdo usando o editor mágico para formatar o texto, colorir, mudar fonte, tamanhos, inserir imagens, etc. Você também pode usar scriptlets para inserir conteúdo de forma dinâmica, como por exemplo:

Carregar o valor de uma variável do sistema (telefone):

{{config path="general/store_information/phone"}}

É possível também carregar outros blocos e widgets para dentro da sua página (produtos visualizados recentemente – em modo grid):

{{widget type="reports/product_widget_viewed" page_size="5" template="reports/widget/viewed/content/viewed_grid.phtml"}}

E para alegria dos webdesigners, você não precisa jogar todo seu trabalho dentro deste campo “conteúdo“. Pode manter seu trabalho dentro de um arquivo phtml e só informar ao sistema onde o conteúdo está:

{{block type="core/template" template="cms/sua-pagina.phtml"}}

E como você deve saber, em uma página phtml vale tudo (formulários, vídeos, sliders, etc).

Visual ajuda

O visual ajuda na apresenteção de todo o conjunto. Não apenas no visual do conteúdo, mas na estrutura visual da sua loja, como o tema, colunas, módulos carregados, etc.

Aqui é importante entender o seguinte, temos duas guias de configuração: “Leiaute da Página” e “Design Personalizado“. Sendo que, os dois campos “Leiaute” e “Atualização de Leiaute por XML” da primeira guia se repetem na segunda guia “Design Personalizado“.

Em resumo, você vai usar uma ou outra.

preparando visual da pagina cms

O campo “Leiaute” ou “Leiaute Personalizado“, você define a estrutura de conteúdo. Se deve ser 1 coluna, 2 colunas com menu à esquerda ou à direita, 3 colunas, ou em branco. Esse primeiro campo é obrigatório.

Em “Atualização de Leiaute por XML” você pode fazer as mesmas customizações que faria dentro de um arquivo XML do diretório “layout“. Ou seja, pode retirar ou inserir elementos (blocos/módulos/widgets) da tela durante a apresentação da página (apenas da página visualizada). Exemplo:


    right.poll

O código acima retira o módulo de enquete durante apresentação da página.

alterar design da pagina cms

Mais abaixo então temos 3 (três) novos campos, além dos 2 (dois) campos acima repetidos.

Vamos começar falando do “Tema Personalizado“, que carrega um combobox com as opções de temas instalados no seu Magento. Isso significa que sua página ao ser carregada pode apresentar um visual bem diferente, customizado, como um tema de natal, dia dos pais, páscoa, etc.

Como esses temas são passageiros, podemos deixar tudo agendado usando os campos “Design personalizado de” e “Design personalizado até“. Onde informamos a data inicial e a data final que o tema deve ser carregado, depois a página volta ao tema padrão automaticamente.

O que falta falar

Se você pensou: “falta falar sobre as Meta Tags da Página“. É porque ainda não leu o post especial sobre meta tags em Título, Descrição, e Palavras-chaves.

titulo descricao e palavra chave da pagina cms

Então leia o post acima citado para tirar o maior proveito possível destes campos.

Falta falar também, que depois que você salvar esta página, pode acessar pelo frontend usando o endereço da sua loja seguido do url informado:

www.seu-site.com/sua-url

Você também pode abrir o bloco estático “Links de Rodapé” e inserir sua nova página nos links:

  • Nova Página
  • Agora basta atualizar seu frontend e testar. Dúvidas basta usar o fórum da Escola Magento.

    Sucesso!

    O Autor

    Mario SAM

    Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.