Sitemap e Google Webmasters no Magento

Aparecer na primeira página dos resultados de buscas é o desejo de todo mundo que possui um site. Ficar entre os 3 (três) primeiros resultados então, tarefa árdua.

Mas não impossível quando se trabalha com esse objetivo. Utilizando diversas técnicas SEO você pode otimizar sua página para obter resultados cada vez melhores – a curto e longo prazo.

Uma dessas muitas técnicas, é a tecnologia para mapeamento de páginas do site, denominado sitemap.

Google Webmasters

Se você nunca ouviu falar em sitemap, ou se não entende bem para que serve, provavelmente está pensando: o que o google tem a ver com sitemap?

Tudo! O sitemap é uma forma de avisar aos mecanismos de busca que o seu site existe. E de certa forma “facilita” o trabalho deles, pois você esta entregando a eles um documento com todas as url’s da sua loja já mapeados. Tudo que eles precisam fazer é verificar e indexar (pra te colocar nos resultados de busca).

Se você ainda não possui uma conta no google webmasters, acesse: www.google.com.br/webmasters e crie já uma conta.

Depois que você fizer todo procedimento de cadastrar seu site, e confirmar que você é o dono do site, algumas ferramentas estarão disponíveis pra você. Em uma dessas ferramentas, você informa a url do seu site que possui o arquivo sitemap.xml.

Gerenciamento do Sitemap no Webmaster

Se o seu site foi recém-lançado, ele vai passar a existir para o google a partir deste momento, depois que você adicionar um mapa do site.

Criando o sitemap

Mas para informar um sitemap, você precisa criar um. E no Magento isso é feito de forma muito fácil e rápida. Para isso acesse seu backend em:

Catálogo > Google Sitemap [Criar Sitemap]

Tudo que você precisa fazer é dar um nome ao arquivo (sitemap.xml), indicar seu diretório de armazenamento (diretório base), e a visão de loja (caso tenha várias lojas instaladas).

Criando Sitemap no Magento

Clique em Salvar & Gerar, e seu mapa do site estará pronto para ser verificado pelo google webmasters.

Configurando seu sitemap

Ao gerar um sitemap, você tem um mapeamento das páginas do seu site, ou seja, categorias, páginas de contato, informações, produtos, etc. E essas páginas podem mudar ao longo do tempo, e cada tipo de página possui uma relevância.

Por isso é possível configurar no Magento, como o sistema deve criar seu sitemap, e com que frequência deve atualizar essas informações. Para isso vá em:

Sistema > Catálogo > Google Sitemap

As primeiras opções serão:

- Opções de Categorias
- Opções de Produtos
- Opções de Páginas CMS

Nestas 3 (três) guias você informa a relevância dessas páginas (prioridade) e a frequência com que seus conteúdos serão atualizados. Essa “frequência” é apenas uma sugestão para o sistema de indexação do google.

Já na última guia, você tem as “Opções de Geração“.

Agendamento de Sitemap pelo Magento

Onde você faz o agendamento para criação/atualização do seu sitemap automaticamente. Ao habilitar essa função, o sistema vai gravar no CRON do servidor suas configurações para processamento.

Então é muito importante que seu servidor tenha o CRON habilitado para que esta funcionalidade seja executada corretamente.

Dúvidas? Use o Fórum Bragento.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.